segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Harmonização ao final da reunião

Harmonização ao final da reunião
Este momento tem por objetivo proporcionar vivências de bem estar e paz interior. Associamos a música, o relaxamento corporal e a respiração ritmada. Podemos utilizar a técnica das imagens mentais (visualização) para ajudar na eliminação de conflitos emocionais e sentimentos negativos, procurando substítui-los por emoções mais felizes e harmoniosas, geralmente relacionadas com o objetivo da reunião. Vamos detalhar os procedimentos.
1-Música
O coordenador, depois de explicar os objetivos, colocará música suave, tranquilizadora (“New Age”, clássica ou religiosa, de preferência instrumental). Todos ouvem em silêncio. Principalmente no trabalho com crianças, pode-se variar os recursos sonoros, como, por exemplo, vibrar um instrumento, diminuindo sua intensidade até que o som desapareça. Pedir que ouçam atentamente.
Relaxamento
Sugerir que cada um procure sentar-se confortavelmente. Buscar o maior relaxamento. Começar pela atenção a determinadas partes do corpo: testa, olhos (de preferência cerrados), face, ombros, etc. descendo até os dedos dos pés.
Com crianças pequenas, o relaxamento, o silêncio e a concentração devem ser estimulados por meio de situações como: “fazer o silêncio para ouvir o barulhinho das águas ou o canto dos pássaros” (gravado em fita), “relaxar como um bonequinho mole, mas sentando-se com boa postura, bem quieto, com os olhos fechados e sentindo-se bem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário