sexta-feira, 7 de outubro de 2011

TEMA BÁSICO: CORAGEM E PERSEVERANÇA 2 ( jovens e adultos)

TEMA BÁSICO:
CORAGEM E PERSEVERANÇA
OBJETIVO:  Reconhecer que a perseverança é condição indispensável para o progresso.




1. ATIVIDADE DINÂMICA
2. HARMONIZAÇÃO INICIAL
3. ATIVIDADE INTRODUTÓRIA
Todos de mãos dadas, em roda e voltados para fora. Pedir que todos se voltem para dentro da roda sem soltar as mãos. Podem experimentar e trocar idéias, até conseguir. Incentivar o grupo. (A solução é sair da roda, passando pelo espaço entre dois participantes, que levantarão os braços, possibilitando a passagem de todos sem soltar as mãos).
4. ATIVIDADE REFLEXIVA
4.1- Estimular o grupo a falar sobre a experiência para que concluam que:
Ü Sempre há uma solução para resolver ou melhorar situações difíceis.Ü Não devemos ter medo de tentar, de experimentar, depois que estudarmos as possíveis soluções e escolher a que nos parece melhor.Ü Freqüentemente necessitamos de trocar idéias para acharmos a solução dos problemas.
4.2- Dizer que apresentará dois casos para que o grupo os compare e destaque acertos e erros.
Caso no 1:
Uma jovem senhora ficou viúva com três filhos pequenos e precisou trabalhar para sustentar a família, pois a pensão era apenas de um salário.
Decidiu aprender costura para trabalhar em casa e poder cuidar dos filhos. Logo nas primeiras aulas achou que não tinha jeito para costura e desistiu. Aprendeu, então, a fazer doces e salgados.
No dia em que recebeu o dinheiro de sua pensão comprou o material necessário, fez deliciosos salgados, arrumou-os em quatro pratinhos, levando cada um para uma pessoa conhecida que poderia fazer-lhe encomendas. Pouco a pouco, elas chegaram e foram sempre aumentando. Mas aquela jovem senhora queixava-se de que as pernas doíam porque tinha muitas varizes e que assim não poderia ganhar a vida. Além disso a renda era irregular: havia meses em que ganhava muito e outros meses em que ganhava pouco. Foi deixando de aceitar encomendas. E lamentando-se sempre que era impossível viver só com a pensão de um salário...


Caso no 2:
Joelson sempre quis fazer parte de um time do seu clube. Queria ser atleta mas o porte franzino não o ajudava. Conseguiu, no máximo, ser o segundo reserva. Um dia, na falta do artilheiro e do primeiro reserva, Joelson entrou em campo. Um passe mal feito trouxe um gol do time adversário.
Joelson não conseguiu mais chance no time de futebol. Algum tempo depois tentou o time de basquete mas não revelou nenhum talento e foi esquecido. Mas Joelson estava decidido a ser atleta.
Observou onde estavam suas falhas e resolveu eliminá-las. Dizia sempre: “querer é poder”.
Improvisou uma cesta de basquete feita com arame, prendeu-a numa haste e passou a atirar bolas, durante todas as suas horas livres. Treinou muito. Passou também a fazer exercícios regulares de ginástica e conseguiu até crescer um pouco.
Um ano depois Joelson integrava o time de basquete do seu clube. Era um jogador muito ágil que obteve muitos títulos de campeão.


4.3- Dialogar com os participantes analisando:
- as atitudes certas e erradas do caso no 1.- as atitudes de Joelson (caso no 2) para alcançar o seu objetivo.
4.4- Ressaltar que:
Ü Quando temos bons propósitos a consciência nos sugere os meios para atingi-los, mas a  perseverança é indispensável para vencermos as dificuldades que surgem dentro e fora de nós.Ü O fracasso é causado, quase sempre, por uma dificuldade íntima e não por uma situação externa.Ü A ansiedade e a precipitação são inimigas da perseverança. Elas podem gerar desespero e até o suicídio. E quantas vezes a solução já estava a caminho!...Ü Por isso Jesus, ensinou: “Aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mateus: 10, 22).Ü Para termos perseverança é preciso fortalecer a vontade. Quem tem vontade fraca parece uma flor murcha, que não revela sua beleza (anexo 1a). Quem tem vontade forte, tem determinação e assemelha-se a uma flor saudável, cheia de viço (anexo 1b).
4.5- Pedir que prestem atenção aos versos que serão lidos, parte da poesia “Eu sou aquela mulher”, de Cora Coralina (anexo 2).
“Eu sou aquela mulhera quem o tempo muito ensinou.
Ensinou a amar a vidae não desistir de lutarrecomeçar na derrotarenunciar a palavrase pensamentos negativos.”
4.6- Refletir sobre a força interior dessa mulher que, nas mais difíceis condições de vida  (favelada, negra, analfabeta durante muito tempo), conseguiu vencê-las e consagrar-se poetisa. Diz o Apocalipse (2, 10):
“Não temas as coisas que tens de sofrer.”

Pensar, em seguida:
– O que eu posso melhorar na vida se perseverar? (tempo para refletir)  
– Para perseverar, o que preciso vencer em mim: a preguiça?  o egoísmo?  o orgulho?
o medo? a agressividade? (tempo para refletir)
5. ATIVIDADE CRIATIVA

Distribuir papel e lápis preto ou hidrocor. Propor que cada um faça um desenho (um monstro, por exemplo) que represente aquela dificuldade íntima que o impede de perseverar e melhorar a vida.

 6- HARMONIZAÇÃO FINAL / PRECE

6.1- Sentar em círculo com o desenho à frente ou no colo. Proceder o relaxamento. Pedir que cada um se sinta acordando uma força interior que estava adormecida... é a força de vontade... que vai ajudar a vencer o que há de errado dentro de si.
6.2- Pedir que cada um amasse o seu desenho, destruindo o “monstro” da sua negatividade.
6.3- Meditar:
Querer o bem é poder. “Tudo posso naquele que me fortalece”.

7- AUTO-AVALIAÇÃO

IMAGENS


Anexo 1A e Anexo 1b

Anexo 2

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