terça-feira, 25 de outubro de 2011

TEMA BÁSICO: VALORIZAÇÃO DA PRÓPRIA VIDA - 2

TEMA BÁSICO:
VALORIZAÇÃO DA PRÓPRIA VIDA
OBJETIVO: Identificar medidas de segurança física.




1- Atividade Dinâmica
2- Harmonização Inicial
3- Atividade Introdutória
Mostrar o anexo 1 pedindo que as crianças observem a figura e identifiquem as brincadeiras perigosas e as que não são perigosas, justificando.
4- Atividade Reflexiva
4.1- Colocar as crianças em fila e à sua frente traçar dois espaços, limitados com uma linha ver-melha e outra verde. Será citada uma brincadeira. Se esta for perigosa, o primeiro da fila passará imediatamente para o espaço vermelho. Se não for perigosa, para o verde e assim por diante; cada um explicará porque achou que a brincadeira é ou não perigosa.
Perguntas:
É perigoso:
- jogar bola no campo de futebol?
- soltar balão?
- brincar com faca ou canivete?
- tomar banho?
- brincar com fogo?
- soltar bombinhas?
- mexer na casa de abelha ou marim-bondo?
- assoviar?
- puxar o rabo do cachorro?
- chutar garrafa?
- tomar remédio sem falar com a mãe?
- cantar no banheiro?
- brincar em lugar abandonado?
- apanhar coisa no lixo para brincar?
- andar de “skate” na rua sem olhar os car-ros?
- brincar perto de fios elétricos?
- brincar de peteca com amigos?
- brincar longe de casa?
4.2- Perguntar às crianças se conhecem algum amigo que ficou machucado com uma brincadeira perigosa. Ouvir as crianças. Estimular a participação do grupo pedindo outros exemplos de brincadeiras e suas conseqüências.
4.3- Narrar a história: a fórmula mágica
4.4- Avaliar a compreensão através das perguntas.
– Por que Mimi ficou doente?
– Devemos dar qualquer alimento para nosso bichinho de estimação?
– Podemos comer qualquer planta? Por quê? Existem folhas gostosas que fazem bem à saúde? Quais?
– Podemos colocar qualquer coisa na boca? Por quê?
4.5- Concluir que a nossa vida é muito importante e devemos tomar os cuidados necessários.
5- Atividade Criativa
Apresentar cenas em quadrinhos que possibilitem a criação de uma história sobre medidas de segurança física. Pedir às crianças que falem sobres a cenas (anexos 2 e 3).
6- Harmonização Final/ Prece
6.1- Da forma habitual. Visualizar um raiozinho de luz que desce lá do alto e ilumina todo o corpo.
6.2- Meditar:
Minha vida é muito importante. Vou cuidar bem de mim.


7- Auto-Avaliação

Nenhum comentário:

Postar um comentário