quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Tema: Ação e Reação - 1

OBJETIVO:
Identificar a Lei de Ação e Reação com conseqüências numa mesma existência.

1. ATIVIDADE DINÂMICA
EXERCÍCIOS DE LINHA
É atividade criada por Montessori para desenvolver a concentração, o equilíbrio corporal e a coordenação de movimentos. Originalmente era realizado em cinco fases, mas vamos sugeri-lo simplificado em três fases:
1- atenção
2- concentração/ execução
3- imobilidade/ relaxamento
Exemplo:
1- Explicar e treinar o que as crianças devem fazer ao ouvir os instrumentos:
- tambor (1 toque) - marchar fortemente
- sininho (1 toque) - marchar naturalmente
- tambor (3 toques) - parar ficando imóvel
2- As crianças, guardando um espaço entre elas, ao ouvirem os instrumentos executam as ações sobre uma linha circular, traçada no chão previamente.
3- Aos 3 toques do tambor, ficam imóveis, e a uma ordem, sentam à vontade na linha.
2. HARMONIZAÇÃO INICIAL
3. ATIVIDADE INTRODUTÓRIA
Utilizando o fantoche “Sabe-tudo”, realizar um diálogo com as crianças sobre os cuidados que devemos ter com os objetos, colocando-os, depois de usá-los, nos lugares certos para que possam ser encontrados facilmente. O fantoche pedirá que as crianças prestem atenção à história.
4. ATIVIDADE REFLEXIVA
4.1- Narrar: a distração de candinha
4.2- O fantoche “Sabe-tudo” volta a conversar com as crianças, avaliando com perguntas a compreensão da narrativa e lembrando outros cuidados que evitam acidentes ou prejuízos.
4.3- O fantoche continua a conversa e ensina a quadrinha com a música de “Ciranda, Cirandinha”:
Guarda, guarda, guarda tudo,
Cada coisa em seu lugar
Faça tudo com atenção
Para as coisas encontrar.
4.4- Repetir para que as crianças aprendam.
5. ATIVIDADE CRIATIVA
5.1- Apresentar objetos comuns como, por exemplo, um copo de papel, perguntando:
– O copo serve para colocar água, refresco ou leite. O que mais eu poderia fazer com um copo de papel? (porta-lápis, joguinhos...)
5.2- Possibilitar às crianças fazer essas montagens sugeridas, usando sucata.
5.3- Ao final, mostram o que fizeram e pergunta-se:
– Qual o lugar de colocarmos este... (porta-lápis...)?
Continuar a atividade enquanto houver interesse.
6- HARMONIZAÇÃO FINAL / PRECE
6.1- Mostrar às crianças uma flor como, por exemplo, uma dália. Pedir que observem:
– Vejam como as pétalas (indicar) desta flor são bem “arrumadinhas” e fazem que ela seja tão bonita!
6.2- Pedir que se sentem em silêncio, respirem calmamente e fiquem pensando nessa flor tão bonita que Deus criou (30 segundos).
6.3- Meditar:
Deus faz tudo com ordem e beleza. Eu vou também fazer.
7- AUTO-AVALIAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário