quinta-feira, 31 de maio de 2012

Otimismo - 1


OBJETIVO:
Reconhecer que o otimismo não é uma postura ingênua diante da vida, mas uma atitude de  confiança em Deus e de coragem para os desafios existenciais.   


1. ATIVIDADE DINÂMICA:
2. HARMONIZAÇÃO INICIAL
3. ATIVIDADE INTRODUTÓRIA
Apresentar os anexos 1 e 2. Perguntar o que eles sugerem. Ouvir as opiniões dos participantes, valorizando as que revelam coerência com as figuras.
4. ATIVIDADE REFLEXIVA
4.1- Narrar a história referente às gravuras apresentadas: josé e o jardim.
4.2- Perguntar, estimulando a reflexão e o debate:
– O que aconteceu com o jardim de José pode acontecer com a nossa vida? Como?
– O Sol brilha no céu quando chega a noite? E por isso ele deixa de existir? Brilhará novamente, depois da noite?
– Na nossa vida também não há momentos tão difíceis, em que parecemos estar numa longa noite, sem solução para os problemas? Adianta ficar em desespero? Qual o melhor caminho?

– E quando a vida fica difícil e trabalhosa, será que Deus deixou de existir ou nos abandonou?
4.3- Conduzir o debate, concluindo que:
Ü O pessimista acha que apenas a sua vida é difícil e trabalhosa. Tem pena de si mesmo e não se esforça para mudar. Torna-se uma pessoa desagradável.
Ü Ao esperar sempre o pior, as pessoas acabam ficando cada vez mais angustiadas, mais ansiosas. É um passo para a depressão e a doença. Além de prejudicar a saúde, os pensamentos negativos geram problemas em casa, no trabalho, na comunidade.
Ü Quantas vezes, olhando para o nosso passado, vemos mudar completamente situações muito difíceis, em que nem tínhamos mais esperança. Tal como o jardim de José.Ü A vida deve ser cuidada como o jardineiro faz com o jardim: preparando a terra, esperando o  tempo certo para plantar, para adubar e colher os frutos. Então, sua conduta  será otimista, confiante diante dos desafios da vida.Ü A Providência Divina cuida de todos os filhos, evitando males maiores. Quantas vezes, enquanto dormimos, recebemos amparo, reconforto e orientação de nossos protetores invisíveis.
E acordamos mais seguros, com novas idéias, principalmente quando vivemos em clima de fé e paz, cumprindo nossos deveres.
4.4- Citar exemplos de cidades destruídas por terremotos, bombardeios etc e que são reconstruídas alcançando sua beleza anterior e progredindo, graças à coragem de seu povo. Se possível apresentar gravuras.
5. ATIVIDADE CRIATIVA
5.1- Distribuir material para cada participante: Duas folhas de papel e um metro de barbante. Deixar disponível tesoura e cola.
5.2- Pedir que pensem num futuro otimista para suas vidas. Com o barbante sobre o papel, procurem  fazer um desenho que tenha relação com esse futuro. Cobrir o desenho com a outra folha e passar o giz de cera (técnica do desenho livre com barbante).
5.3- Aqueles que desejarem poderão falar sobre suas criações e expectativas de vida.
6- HARMONIZAÇÃO FINAL/ PRECE
6.1- Pedir que pensem em um futuro melhor, com muita harmonia e paz. Essa paz está começando agora, neste instante... Uma suave presença se aproxima lentamente de você. É Jesus. Seu olhar sereno envolve todo o ambiente. Esse olhar penetrante encontra o seu olhar... Você caminha em sua direção e o reconhece... Ele lhe estende as mãos... e você o abraça... sente o Seu amor, que lhe conforta e fortalece... Aproveite este momento... Fortaleça-se... Você agora retornará ao ambiente da nossa sala, tranqüilo e em paz.
6.2- Meditar:

Jesus me ama. Sinto esperança e alegria em meu coração.

7- AUTO-AVALIAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário